Entro na academia, super motivada, pra começar meu treino preferido: pernas e costas. E antes de iniciá-lo, me deparo com uma cena digamos que bizarra: um rapaz puxando um peso maior que seu corpo pode suportar. Aí, vocês já sabem o que vou dizer sobre isso, né?

Para que haja um crescimento nas fibras musculares, nosso músculo precisa ser estimulado. Ok, entendi. E o quê mais? Acontece que, marombas, para estimular o nosso músculo precisamos de duas coisas "básicas": a repetição lenta e o movimento completo. Quando pegamos um peso que nosso corpo não suporta, imediatamente não conseguimos nem realizar a amplitude total e nem repetir o movimento lentamente.

Ou seja, no final das contas não conseguimos estimular o músculo, logo, as fibras musculares não serão rompidas e o músculo jamais irá crescer. Eu costumo comparar isso com a seguinte situação:

Sua mãe pede para que você arraste a geladeira da sala para a cozinha. Só que para você, será difícil essa tarefa porque não aguenta o peso dessa geladeira e precisa de muita força para empurrá-lo. Até que então, você consegue fazer com que o eletrodoméstico chegue no seu destino.

Agora me responda: você acha que ficará mais forte e mais musculoso por ter pegado essa geladeira? Não! Você apenas ficou cansado e não trabalhou 100% o músculo. É a mesma coisa que acontece com aquelas pessoas que pegam peso exageradamente absurdo na academia. O músculo NÃO é trabalhado, você apenas se cansa ao pegar ele porque ele é mais pesado que você.

Então, marombas, vamos trabalhar o músculo de verdade?

Bons treinos!

~ A atleta bodybuilding ~

Picture font #1: Superinteressante